segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

segundo miss Marple - por Aderbal

Quem leu Agatha Christie há de me entender. A personagem Miss Marple dizia sempre que solucionava os crimes por ser uma pessoa que gostava de observar as outras pessoas. Vez em quando me pego numa situação dessas. Estou quase defendendo uma tese sobre a amnésia alfabética. Explico. Frequentemente vou ao teatro e, confesso, gosto até do burburinho da fila de entrada. Aquele aglomerado em que as pessoas fingem que não estão nem aí para as outras que chegam, sabe? Mas o que mais me intriga é na hora de entrar na platéia e procurar o lugar. Reparem que as pessoas se perdem completamente no alfabeto! As cadeiras são numeradas e acompanhadas de letras... A1, B1, C1 etc. Até onde me consta, este é um dos primeiros ensinamentos escolásticos que recebemos, o alfabeto. Porque então, justamente no teatro, as pessoas se confundem?! Não me digam que é por falta de iluminação nem porque as letras são pequenas! ah, não! No avião, que é muito mais complexo, pois há ícones para distinguir as poltronas das janelas, do centro e do corredor, não acontece tanta confusão.


Não satisfeita, a celeuma infestou agora os cinemas da cidade. Temos que procurar nossas poltronas numeradas, também na sala do cinematógrafo! Isto é o pior, pois antes ainda dava para pular uma... Trocar de lugar por conta do cabeção na frente... Fugir do casal que está tentando fazer um filho ao seu lado... enfim, complicou geral!


Mas voltando ao teatro, é impressionante como as pessoas ficam confusas, perdidas, disléxicas até, mediante uma simples combinação de Letra + Algarismo (ainda bem que não são os romanos).


Aderbal




2 comentários:

Nelida Capela disse...

Muito bom, acontece mesmo. Dizem os estudo em usabilidade em webwriting que as pessoas não lêem, elas scaneam (ou sacaneam mesmo?). Mas vou te contar, rola um certo exagero, as pessoas relaxaram, não querem mais ler, nem saber dos limites de um e de outro. Pior...perdemos o bom senso para conviver.Em tempo: Adoro Miss Marple!

Anônimo disse...

Tommy,

Obrigada pelas dicas. Vou passear por lá.
Bj
Guilhermina