segunda-feira, 6 de abril de 2009

direito a dor – por Aderbal

Sempre defendi o direito a dor e ao baixo-astral. Não faço, de fato, uma apologia ao sofrimento, porém, quando não se tem motivo para rir, nada pior do que alguém querendo te contar uma piada.

O difícil é convencer o próximo de que a tua dor é legítima e que você precisa dela, assim como ela de você. Acredito sim que dor esvanece, diminui, se transforma. O que não dá é prá sair por aí achando que uma comédia no cinema ou no teatro afastará nossa dor. Não!

O que nos anestesia é um golpe maior de dor. Ao contrário da Comédia, a Tragédia. Assim sendo, fui ver Oidipus Filho de Laios. Mais trágico não havia! Infelizmente, não consegui uma cartase. Ontem já havia tentado com o aluguel do filme "Medos Privados em Lugares Públicos", que de deprê pouco tem, portanto, sem a desejada serventia.

Resta-me hoje ainda, "O Ensaio Sobre a Cegueira" - o filme - torcendo para encontrar nele uma luz!

Dizem que o melhor a fazer, em momentos de tristeza é olhar para baixo, procurando ao redor quem está em situação pior que a nossa. Verdade. Vez por outra funciona. Nem sempre.

Certo mesmo é a relatividade que tem o tempo, tão lento quanto a dor e tão rápido quanto a gargalhada.

Como dor sozinha não vive, ela procria, tento lembrar das filhas de antão. Das outras dores que tive e que acompanhei do nascedouro ao sumidouro, guardo a lembrança da tia Esperança! Esperar para alcançar, fazer para acontecer, sofrer para gozar. Será?

Aderbal

5 comentários:

Nine de Azevedo disse...

OI Aderbal! Estou no mesmo caminho que voce.Acho o luto necessario para toda separaçao ,perda,e cada um tem o seu.Ja escutei coisas absurdas tais como:_Ah !Mais ja passou 1 ano e 3 meses e voce ainda nao melhorou?Entao tem algo errado ,porque em geral em 6 meses se supera!Como se fosse receita de bolo...Entao caro Aderbal, o que posso te dizer é_ aguente firme, um longo e tenebroso inverno se aproxima ,mas uma hora a primavera vai chegar!Para nos dois!bjs solidarios.

Maria disse...

Concordo! Para mim o luto é necessário e tem um valor que não se encontra em nenhuma diversão que o procure disfarçar. Acho que a gente tem que sentir tudo em plenitude, TODA a dor e TODA a tristeza. Assim, depois elas terão sido vividas por completo e como tudo que tem fim, nos deixarão livres.

Meu beijo

Susanna Lima disse...

Aderbal, são ilusões essas idéias de que as dores dos outros amenizam as nossas. Somos egoístas, sabe? Seres, humanos, e egocêntricos - pricipalmente quando algo nos dói, no corpo ou na alma.

Admito que também defendo o direito à dor, à permitir-se sentir a dor, à todas as coisas e sensações que a dor nos provoca.

Mas, e defendo isso com muito mais garra, acredito que se a dor que toca no seu peito, nesse momento, não se esgotar em si mesma, nada será capaz de te acalmar. Observar a dor dos que te circundam, ah, muito menos isso!

Sentir dor é uma coisa; iludir-se para sofrer menos, é outra, completa e absolutamente diferente, pra não dizer corrosiva.

Dor dói, mas não pra sempre. E depois que passa, fica mais difícil de doer. Vai por mim..rs

Beijo carinhoso pra você!
Meus carinhos à nossa Rainha!
Meus beijos às meninas e aos meninos que vierem!

Unknown disse...

Penso que é muito difícil escrever e falar sobre a dor.Mais difícil do que isso só vivê-la.Mas concordo que quando ela está por perto,seja dentro ou fora de nós,é preciso enfrentá-la ou entendê-la,sei lá, sem rodeios.E aí não dá pra ouvir ou ver baboseiras...mas a vida tem seus mistérios e não é que as vezes,nos surpreende uma risada e,pronto...não é que percebemos que a cicatrizaçao está em curso?Pode ser.
Eduarda

guilhermina, (ataulfo) e convidados disse...

Só depois do mergulho pode-se voltar à superfície... quem boia deixa-se apenas levar pela maré.
Bj
Guilhermina