domingo, 8 de março de 2009

feliz domingo! - por Visconde de Albuquerque

Minha Guilhermina:

Ora, ora, que alegria receber tua ligação justo no dia em que comprometera a mim mesmo retornar a teu blog. E, céus, os dois sob o mesmo pretexto (tua ligação e meu retorno): o dia internacional da mulher. Como se sabe, não há acaso sob o sol. A explicar-me a ausência, notada por ti, poderia desfiar um colar de ocupações impostas pela análise da crise financeira a tomar-me os dias em entrevistas sem fim na seara da Economia. Fora aquelas em que ando a ouvir poetas, cineastas, cantoras e outros anjos para as matérias do coração. Mas, por Jupiter!, nem a débâcle do mercado subprime justifica a rarefação de visitas a um amigo. Voltemos ao ponto.

Para celebrar a simbologia da data, pensei em recomendar a ti (e a teus novos amigos, que tantos há a cercar-te por aqui, folgo em sabê-lo!) a leitura da entrevista de Nélida Piñon publicada no caderno Prosa&Verso do Globo de hoje.

Ah, que festa para os olhos! Que luzes! Diga, minha rainha, quantos nesse mundo podem olhar para trás e ter um relato tão singular de sua própria trajetória no planeta? Mais: quantas mulheres - e mais ainda -, quantas brasileiras podem exibir o privilégio de uma vida em abundância nas sutilezas do espírito, forjada no chão da fertilidade, temperada no sal do pensamento e no mel das palavras? Quanta liberdade, que independência! E que narrativa fresca, limpa, vibrante. Um primor de síntese.

Nélida está lançando seu livro de memórias, "Coração andarilho", leitura imperdível. E por falar em leitura, é com bastante atraso que levo a ti minhas impressões sobre "Os irmãos Karamabloch", que me deste de aniversário. A saga dos Bloch, contada pelo jovem Arnaldo, compõe uma trama capaz de prender a atenção não só de jornalistas, mas das gentes em geral. Pois ali estão todos os ingredientes que adubam um bom romance: paixão, ódio, ciúme, inveja, disputas consanguíneas, amor, generosidade e toda a sorte de contradições tão demasiadamente humanas.

Agora, escrevo-te ao fim da leitura de "Saga lusa", de Adriana Calcanhotto, que ganhei de Isabel Diegues, a cineasta que acaba de abrir uma editora (Cobogó), pela qual foi publicado também "A filosofia de Andy Warhol", que iniciei hoje pela manhã. Muito boa a composição das memórias de Adriana em momento difícil nas terras de Camões.

A propósito do bardo, Adriana observa em bela passagem: "O país que tem como seu dia, o "Dia Um" como eles gostam de chamar, o dia de um poeta? O dia em que morreu Camões é o dia de Camões, sim, mas é o dia de Portugal e das Comunidades portuguesas no mundo tudo, não é lindo isso? É fascinante, comovente. O dia de Portugal não é o dia de um general, de um estrategista, de um descobridor, de um rei, um golpista, um conquistador, um ditador autoritário, um lunático, nem mesmo de um metalúrgico. É o dia de um poeta. Que outro país é assim?". Grande, Calca!

É isso, minha querida. Espero ter contigo amanhã para celebrar teu dia. E, muito em breve, com mais vagar, em torno de uma boa mesa e de um bom vinho, para a conversa calorosa, afinada e afiada de sempre. Livros, livros, livros à mancheia. E deixe que digam, que pensem, que falem. Principalmente, que pensem.

Abraços ternos aos frequentadores desta esquina, mulheres e homens.
Feliz domingo a todos.
Beijo a ti e aos teus em casa.
Do teu,

Visconde.

7 comentários:

guilhermina, (ataulfo) e convidados disse...

meu amado Visconde!!
Chegar na esquina e te encontrar foi muito mais que deleite! Prazer em estado bruto, sem qualquer lapidação. Sentei para escutá-lo querendo que o mundo se calasse. Cada palavra, festa de gala. E ainda por cima com Piñon, Camões, Calcanhoto!?... Que posso querer mais? Nunca mais sentir saudade. Obrigada por vir. Salve o domingo - 8 de março de 2009! Salve todas as mulheres! Salve todos os amores!
Bj
Guilhermina

Anônimo disse...

Queridos Guilhermina e Visconde

Gostei do texto,um prazer chegando a Sp ,vindo do meu Rio amado,o ler.Mas com tantos" teu minha amado",confesso que estou com ciumes da Gulhermina e desse afeto esparramado...tambem quero !Por acaso, caro Visconde ,o senhor poderia dar a honra a uma pobre marquesa ,de estender no dia de hoje, todos esses pronomes e amores a todas as frequentadoras da esquina?pede para ele, vai ,olhos de esmeralda... bjs

Maria disse...

Que paixão de palavras.
Seguirei a riscas as indicações.

Antes de dobrar a esquina, retribuição do abraço \0/

P.S.: Feliz todos os dias, Guilhermina.

^^

Meu beijo

Susanna Lima disse...

Que lindo texto!

Quanta inspiração e carinho, hein??

Fluidez, foi o que senti.

Beijos a todos!

Anônimo disse...

Minha rainha:

Ainda sob os eflúvios de nosso encontro ontem e das reflexões impostas pelo dia 8, recorto este trecho da entrevista de Marcelo Yuka à revista Época: "Mas o que mais me chama atenção nas mulheres é o sentimento de proteção, de fidelidade que elas têm. Nas carceragens, a visita é praticamente só de mulher: mães, esposas, irmãs que não abandonam quem elas gostam. Outro dia dei uma palestra na Petrobras sobre inclusão e havia umas moças cadeirantes. No fim, fui conversar com elas. Papo vai, papo vem, uma delas me perguntou: você tem namorada? Eu disse: tenho. Ela perguntou: ela anda, não anda? Eu disse que sim. Aí ela falou: pois é, nenhuma de nós tem namorado que anda. Os homens vão precisar muito para chegar a esta sensibilidade, a noção de compromisso e cumplicidade das mulheres"

Ah, essa ternura tão antiga feminina...
Penso em ti.
Minhas recomendações às damas Nine, Maria e Susanna.
Sempre teu,
Buca.

Susanna Lima disse...

Obrigada pela gentileza, Visconde!

Sendo querido da Guilhermina, não poderia esperar menos...

Anônimo disse...

Meus sinceros agradecimentos a rainha Guilhermina e ao Visconde!como bem escreveu a dama bailarina, vindo de alguem querido a rainha nao poderiamos esperar nada menos!bjs aos dois e viva todos nos!bjs